quarta-feira, fevereiro 24

Fettuccini de palmito pupunha com pirarucu


2016! Nova casa, nova cidade e novo prato do Ronaldo. Fiquei um pouco preguiçosa neste final de ano. Estava me preparando para uma grande mudança  e aproveitei pra relaxar um pouco na praia na companhia da família e dos amigos. Mas agora, vamos voltar à ativa com novas receitas e muitas novidades nesta nova etapa da vida em Itapema SC. Pra quem não conhece, Itapema é um lindo balneário Catarinense com uma população em torno de 55.000 habitantes e considerada a terceira cidade a receber o maior número de turistas no estado de Santa Catarina. E é daqui que escreverei pra vocês agora.
Pra começar, um prato sofisticado e gastronômico, bem com cara de verão que o Ronaldo preparou semana passada.
O pirarucu é um peixe de água doce e bem grande. Pode atingir 3 metros e pesar até 250 quilos. Eu conheci o peixe através do chef Ivan Lopes, já publiquei sobre ele (veja aqui), que fez um jantar maravilhoso para nós. O fettuccini de pupunha eu nunca havia provado, mas, fiquei encantada ao descobrir que é somente o palmito cortado em forma de fettuccini. O que é maravilhoso pois 100 gramas tem apenas 29 calorias e nada deixa a desejar no sabor. Você encontrará o fettuccini de pupunha (ou espaguete) nos mercados gourmets de sua cidade. Alguns supermercados mais bem abastecidos também ja vendem o produto.  Vamos a receita?

Ingredientes:

1 cebola grande picada
4 colheres (sopa) de óleo de soja
4 dentes de alho picados
6 tomates italianos picados
1 xícara de polpa de tomate
1 maço de manjericão
2 limões sicilianos
1/2 quilo de fettuccine de palmito
3 pedaços grandes de pirarucu. (aprox. 750 gramas)
3 colheres (sopa) de mostarda preta
3 colheres (sopa) Shoyo
1/2 pimentão amarelo picado
Sal e pimenta do reino a gosto.


Preparo:


Antes de começar a preparar o peixe, leve ao fogo uma panela grande com 4 litros de água para cozinhar o fettuccini. Assim já estará fervendo quando precisar.
Tempere o peixe com o suco de 1 limão siciliano, sal e pimenta do reino a gosto. Use pouco sal pois a mostarda e o shoyo são bem salgados. Em uma frigideira anti-aderente coloque 2 colheres de óleo, sele o peixe de ambos os lados e coloque-os em uma assadeira. Misture a mostarda e o shoyo e espalhe sobre o peixe. Coloque metade dos galhos de manjericão sobre ele e por cima distribua o limão siciliano cortado em rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 11 minutos.
Enquanto isso cozinhe o fettuccini por 5 minutos na água com sal. Pique a cebola, os tomates e o pimentão. Na frigideira em que selou o peixe, coloque o óleo restante e frite a cebola, o alho e depois os pimentões. Acrescente os tomates, a polpa de tomate e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte o manjericão restante  e misture o molho à massa. Retire os limões do peixe e monte o prato fazendo um ninho com o fettuccini e dispondo o peixe ao lado.
Fiquem tranquilos pois é um prato light!